Minha lista de blogs

segunda-feira, 19 de março de 2012

Apresentamos a Turma JEAL de Sábado à Tarde!



Compareceram 14 jovens à JEAL TARDE – 17/03/2012

Adilson, Alessandro, Breno, Davi, Vitória, Geovane, Jéssica, Marcus Paulo, Mikaele, Rodrigo, Viviane, Wedson, Willame e Thais.

Vejam como foi realizada nossa atividade:

TEMA: O EVANGELHO NO LAR

OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA O EVANGELIZANDO:

Levar os jovens a compreenderem que culto do Evangelho é uma forma de reunir a família em torno de um objetivo comum. A comunhão familiar onde todos conversam, trocam idéias, falam de seus problemas, comentam suas atividades à luz dos ensinamentos de Jesus, representa o mais eficiente estímulo para o estreitamento das ligações afetivas, transformando o lar em porto de segurança e paz, com garantia de equilíbrio e alegria para todos.

CONTEÚDO DOUTRINÁRIO:

O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo.

TÉCNICAS

Peça Teatral

Jogo de perguntas e respostas

Exposição dialogada

Avaliação

RECURSOS

Dado

1 Venda

16:00 – ABERTURA – PEÇA TEATRAL “ O EVANGELHO NO LAR “

A peça foi apresentada para as crianças, jovens e mães que, após a peça, foram debater o assunto em suas salas.

A peça foi apresentada pelos Evangelizadores da CIJ Ave Luz, onde houve um diálogo fraterno entre os pais e os filhos e a realização do Culto do Evangelho no Lar.

PEÇA: O EVANGELHO NO LAR

Autoria: Rita de Cássia

NARRADOR – A família de Dona Juliana e seu Alfredo fazem os últimos preparatórios para a realização do Evangelho no Lar, enquanto aguardam a chegada do chefe da família. A mãe coloca o Evangelho sobre a mesa, enquanto os filhos trazem uma jarra com água e copos.

JULIANA – Pronto meus filhos, tudo está preparado para a realização do nosso evangelho de hoje, e enquanto aguardamos a chegado do seu pai, vamos procurar preparar-nos interiormente com bons pensamentos e vibrações positivas.

BRUNO – Mamãe, porque é tão importante a realização do Evangelho no Lar?

JULIANA – Porque quando nos reunimos para fazermos o Evangelho em nossa casa, entramos em contato com os planos superiores e as nossas preces funcionam como uma espécie de barreira contra as influências negativas que possam atingir-nos, e ,além disso, é o momento em que nos reunimos para aprendermos mais sobre os sublimes ensinamentos do Cristo.

PATRICIA – E porque sempre colocamos uma jarra com água sobre a mesa?

JULIANA – Para que os espíritos benfeitores, que nos assistem, possam fluidificá-la.

BRUNO – E há espíritos aqui mamãe? (assustado)

JULIANA – Sim meu filho, mas não há porque temê-los são espíritos bons que protegem nosso lar.

(Nisso chega o seu Alfredo, abraça fraternalmente a esposa e os filhos e dá início ao evangelho)

ALFREDO – Faz a prece inicial (música suave)

PATRICIA – Lê um pequeno trecho do evangelho (cap V 1 e 2 – Bem aventurados os aflitos)

(Segue um breve comentário por parte do pai ou mãe)

BRUNO – (Lê uma pequena mensagem espírita) (ora extraída do livro OPORTUNIDADE TODO DIA).

JULIANA – Encerra com a prece.

(Em seguida a mãe serve água fluidificada para todos os familiares.)

NARRADOR Lê a Mensagem de Joana De Angelis: Jesus Contigo do livro Meses de Amor psicografada por Divaldo Franco.

Elenco:

1-Juliana

2-Alfredo

3-Bruno

4-Patrícia

5-Narrador

Figurantes: Espíritos Protetores

MATERIAL:

Evangelho Segundo o Espiritismo

Mensagem Espírita

Jarra de água e copinhos

Uma Mesa com 4 cadeiras

CD Música Instrumental e Súplica a Jesus

Microfone e Caixa de Som

16:20 - CORREIO FRATERNO/ ANJO DA GUARDA

Criamos uma Caixa onde serão depositadas as mensagens dos jovens da tarde e noite e o monitor servirá de pombo correio entre as duas mocidades. Só valem as mensagens identificadas.

Colocar os nomes de todos os jovens presentes na sala em papéis pequenos e cada jovem sorteará um nome (tipo AMIGO SECRETO). Os jovens não deverão divulgar os nomes que sortearam. A partir daí o monitor deverá informar aos jovens que eles agora são o ANJO DA GUARDA do jovem que sortearam e terão a função de, com discrição, ir se aproximando dele ao longo dos meses do primeiro semestre, mandar mensagens no correio fraterno, ajudá-lo a se integrar com os demais jovens, animá-lo quando triste ou sozinho, etc... . Isso tudo sem revelar-se como anjo da guarda dele. A revelação de quem é o Anjo de quem será feita só na última aula do primeiro semestre. Ao monitor caberá manter viva a dinâmica, incentivando os jovens a "serem anjos" de seus "protegidos" ao longo do semestre.

16:30 – JOGO SOBRE A PEÇA APRESENTADA:

a. Dividir os participantes em dois grupos e pedir que escolham um nome para sua equipe

b. Explicar as regras do jogo: haverá um DADO com as seguintes opções: 1-Perguntas; 2- Pula a vez; 3- Pergunta para a outra equipe; 4- Curiosidades; 5 Provas; 6- Perguntas

c. Cada equipe joga o dado na sua vez, onde cair deverá realizar a atividade proposta. Cada pergunta ou prova realizada vale um ponto.

5 - PERGUNTAS

a)É preciso marcar dia e hora certa para realizar o Evangelho no Lar?

Sim, a fim de que os bons espíritos possam vir nos auxiliar (eles também têm compromissos e respeitam os horários).

b)Por que realizar o Evangelho no Lar? Traz proteção para o nosso lar e as pessoas que ali estão. Assim como colocamos sistemas de alarmes, grades, cerca elétrica para nos protegermos de irmãos infelizes, o Evangelho no Lar é a proteção espiritual de nossa casa, pois com o tempo e a evangelização de seus membros, só espíritos convidados pelos espíritos guardiões da casa entrarão em nosso lar e será com o objetivo de aprenderem o Evangelho e modificarem suas atitudes para melhor.


c) Como iniciamos o Evangelho no Lar? Com uma prece simples e espontânea, a fim de nos harmonizarmos.


d) Que livros usamos? Podemos usar o Evangelho Segundo o Espiritismo, ou um outro livro que tenha mensagens edificantes à luz do Evangelho de Jesus. Quando há crianças participando, deve-se usar histórias infantis que edifiquem, a fim de que elas possam entender a mensagem. Após a leitura fazer comentários a respeito do que foi lido. Na seqüência fazer as vibrações.

e)O que são vibrações? Vibrar é mandar boas energias, bons pensamentos para todos aqueles que necessitam (familiares, amigos, doentes, pessoas em dificuldades, presidiários, desempregados, alguém que está triste, pela paz entre os países).

f)O que é a magnetização de água? Magnetizar a água é colocar um pouco de água em um recipiente e solicitar, durante as vibrações, que os bons espíritos coloquem naquela água o remédio e os bons fluidos de que os participantes precisam naquele momento. A água pode ser tomada após a reunião ou durante a semana.

g) Como encerramos o Evangelho no Lar? Com uma prece simples e espontânea.

g) Pode transferir ou suspender a reunião em virtude de visita inesperada?

Não transferir ou suspender a reunião em virtude de visita inesperada, hóspedes (podendo-se convidá-los a participar da reunião), compromissos de última hora, etc.…

h)Quais os cuidados que devemos tomar ?

Tomar todo o cuidado para não criar polêmicas, acusações ou desvio para outros assuntos.

Obs.: podemos, também, fazer pedidos durante o Evangelho no Lar e a prece pode ser lida ou decorada, desde que feita com o coração.

6. PROVAS

a. Cantar uma música que tenha a ver com algum tema falado;

b. Tentar fazer alguém do outro grupo rir;

c. Imitar algum dos monitores ou algum participante

d. Imitar algumas personalidades espíritas para seu grupo adivinhar: Chico Xavier, Bezerra de Menezes, Divaldo Franco, Emmanuel,

d. Mímica de filme: Ghost, Nosso Lar, Sexto Sentido, Os outros, Chico Xavier, Amor Além da vida, A casa dos espíritos, O mistério da Libélula, Duas vidas.

e. Um dos membros ficará com os olhos vendados e através da ajuda de seus colegas, terá de encontrar algum objeto escondido na sala. A outra equipe poderá atrapalhá-lo.

7. CURIOSIDADES:

a. Por que os primeiros gritos da criança são de choro? (LE – 384)

– Para excitar o interesse da mãe e provocar os cuidados necessários. Não compreendes que, se ela só tivesse gritos de alegria, quando ainda não sabe falar, pouco se inquietariam com as suas necessidades? Admirai, pois, em tudo, a sabedoria da Providência.

b. Qual o motivo da mudança que se opera no seu caráter a uma certa idade, e particularmente ao sair da adolescência? É o Espírito que se modifica? (LE -385)

– É o Espírito que retoma a sua natureza e se mostra tal qual era.

c. Os Espíritos encarnam-se homens ou mulheres, porque se na vida espiritual não têm sexo ?

Como devem progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, oferece-lhes provas e deveres especiais e novas ocasiões de adquirir experiências. Aquele que fosse sempre homem, só saberia o que sabem os homens.

d. De onde vêm as semelhanças morais que existem às vezes entre os pais e os

filhos? (LE - 207-a)

– São Espíritos simpáticos, atraídos pela afinidade de suas inclinações.

e. A teoria das idéias inatas não é quimérica? (LE- 218-a)

– Não, pois os conhecimentos adquiridos em cada existência não se perdem; o Espírito, liberto da matéria, sempre se recorda. Durante a encarnação, pode esquecê-los em parte, momentaneamente, mas a intuição que lhe fica ajuda o seu adiantamento. Sem isso, ele sempre teria de recomeçar. A cada nova existência, o Espírito toma como ponto de partida aquele em que se achava na precedente.

16:15 – PRECE E AVISOS


Ø Proposta coletiva para o X JuventUDE5 A ARTE DE VIVER O ESPIRITISMO – JEAL ficou com a Oficina de Fotografia (dividir tarefas entre os jovens Tarde/Noite)

Nenhum comentário: