Minha lista de blogs

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

EDUCAR COM ARTE - Um Trabalho de Amor à Criança e à Arte


Mensagem espiritual de Maria Montessori

O espírito da educadora Maria Montessori, através da mediunidade de Dora Incontri (livro: A Educação Segundo o Espiritismo – editora Comenius), nos transmite importante mensagem, da qual procuramos extrair fragmentos para nossa reflexão sobre nosso papel enquanto educador:

“ ...Deixai que vosso coração arda na chama da Educação, para que contagieis vosso ambiente, abrais espaço em outros corações e arrasteis outras mentes neste propósito sublime!

Educação pelo amor – essa que deve tocar as fibras mais íntimas do ser, para remetê-lo à sua própria essência, para que ele se reconheça como consciência livre e responsável, espelho da Divindade!

Educação do Espírito – essa que promove o diálogo profundo entre as almas, educador e educando – diálogo que gera a luz do progresso interior.

Educação Espírita – essa que põe diante dos olhos da criatura seu destino imortal, suas potencialidades infinitas e a grandeza imensurável da Criação...

Educar o Espírito pelo amor é talvez a mais simples e justa definição de Educação Espírita. É a renúncia à violência, ao autoritarismo, à indiferença. Impregnando-se de amor e reverência pelo outro – o educador desta Pedagogia é capaz de se tornar um agente da evolução alheia, proporcionando ao mesmo tempo ao seu próprio espírito a oportunidade de crescer em virtude, paciência e compreensão!

Para atingir este estágio de educador pleno, basta que o Espírito se descubra ele próprio como portador do germe divino, como criatura herdeira de Deus!

Confiança no ser humano, alegria existencial contagiante e entusiástica, firmeza de convicção – são conseqüências naturais dessa conversão íntima, por que deve passar quem deseja ser educador de fato! ...”


http://www.artedeeducarcomarte.com.br/links.html

Nenhum comentário: