Minha lista de blogs

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

AULA IEAL - 11 e 12 anos


Grupo Espírita Ave – GEAL
Coordenação de Infância e Juventude – C.i.j.

3º CICLO – 11 E 12 ANOS (Geraldo Valintim)

29/02/2011 - O CENTRO ESPÍRITA

16:00 – DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO – TODA SALA TEM
Circular folhas contendo tipos de comportamentos de alunos em sala de aula para que cada participante aponte o tipo que ele se encaixa e logo após tecermos comentários sobre a união do grupo e as regras comportamentais no Ave Luz.

16:20 – O CENTRO ESPÍRITA
 Questionar sobre porque os jovens vieram à Casa Espírita e o que pretendem aprender aqui. Falar que é importante que tragam os seus pais para participarem do Grupo de Pais e Mães para que haja um bom diálogo em família.
 Apresentar, através de cartazes a Casa Espírita como: Templo, Hospital, Lar, Oficina e Escola e em seguida as principais atividades do Ave Luz tecendo diálogos sobre quem governa o Ave Luz é JESUS e que somos Espíritas e nosso Lema é FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO (DEUS, CRISTO E CARIDADE)

16:40 – PASSA OU REPASSA

FAZER PERGUNTAS AOS JOVENS SOBRE O QUE APRENDERAM

1-REGRAS DE COMPORTAMENTO NO AVE LUZ:
 Horário de Entrada, Higiene, Desperdício de Alimento, Participação, Respeitar os Colegas e Monitores, Não Correr, Material , Limpeza Ave Luz, Brigas.

2-O CENTRO ESPÍRITA: Templo, Hospital, Lar, Oficina e Escola

17:00 - AVISOS E PRECE
1-Convite EMECE
2-Harmonização e Prece
========================================
PLANO DE AULA
CIJ - GEAL

MÓDULO ESTUDO: 01 TEMA: Família – Dádiva Divina
CICLO: 11 e 12 anos DATA: 12/04/2011 HORÁRIO: 16 ÀS 17hs
OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEÚDO ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO TÉCNICAS E RECURSOS
- Auxiliar os jovens a perceberem a importância da FAMÍLIA diante do papel De cada um em nossa evolução espiritual.
Tópicos a serem abordados: - Deus criou os seres humanos, os animais e as plantas. Assim, existem as famílias dos seres humanos, dos animais e das plantas.
- As pessoas de uma mesma família geralmente vivem em uma mesma casa, mas também pode ocorrer que morem em casas separadas, quando os pais se separam ou os filhos crescem e vão morar fora sozinhos ou com o marido, a esposa e os filhos. 1. Explanação do Tema Família. Os pais e as pessoas que convivem no lar.
A importância do Evangelho no lar.
O diálogo saudável.

2. Criar uma revista em quadrinhos (fanzine) com história sobre a sua Família.

3. Exposição do Material 1. Ouvir e opinar sobre o tema Família.

2. Participar da criação da revista, utilizando recortes de revistas, palavras recortadas ou anotações próprias.

3. Entregar a revista para seus pais.

TÉCNICAS:

- Exposição dialogada

- Confecção de Revista (Fanzine)

RESURSOS

- Recortes de Revistas
- Cartolinas ou folhas A-4
- Cola
- Lápis/caneta
===========================================
PLANO DE AULA- CIJ - GEAL
MÓDULO ESTUDO: 02 TEMA: Laços de família e reencarnação
CICLO: 12 E 13 ANOS DATA: – 19/03/2011 HORÁRIO: 16 ÀS 17 HS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEÚDO ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO TÉCNICAS E RECURSOS
- Auxiliar os jovens a perceberem a importância da FAMÍLIA diante do papel De cada um em nossa evolução espiritual.
Tópicos a serem abordados:
– Laços de família fortalecidos pela reencarnação (E.S.E., cap. IV);
1º MOMENTO
INTRODUÇÃO DO TEMA: Música – Laços de Família
2º MOMENTO: Brincadeira Mal-entendidos (em grupo). Pede-se que sejam formados grupos, em seguida, um voluntário de cada grupo é convidado a se retirar da sala. Lá fora é orientado a voltar e contar uma história aos outros. Àqueles que ficaram serão entregues papéis com as seguintes consignas: Ria o tempo todo, fique conversando com o colega do lado, preste atenção à história do colega

2º MOMENTO: Avaliação da dinâmica e correlação com o tema do encontro.

3º MOMENTO: Desenho da família com um sentimento. Colocação do mesmo no centro da sala. 1º MOMENTO:
Interagir com a música

2º MOMENTO:
Participar da brincadeira seguindo os comandos dados e
expor as impressões sobre a dinâmica

4º MOMENTO:
Desenhar a família e dispor sobre ela um sentimento.

TÉCNICAS
Música
Brincadeira em grupo
Desenho da família

RECURSOS
CD
Som portátil
Papel para o desenho

=====================================
PLANO DE AULA
CIJ - GEAL

MÓDULO ESTUDO: 03 TEMA: FAMÍLIA – LIBERDADES E LIMITES
CICLO: 11 e 12 anos DATA: – 26/03/2011 HORÁRIO: 16 ás 17 hs
OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEÚDO ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO TÉCNICAS E RECURSOS
- Auxiliar os jovens a perceberem a importância da FAMÍLIA diante do papel De cada um em nossa evolução espiritual.
Tópicos a serem abordados:
- Simpatias e antipatias terrenas (L.E, cap. VII, ítem VII);
1. Distribuir 02 placas (concordo, não concordo) para cada jovem, desenvolver discussão acerca de perguntas do tema FAMÍLIA.
2. Dividir em 2 grupos – 01 recebe as perguntas sobre o tema FAMÍLIA e o outro grupo responde de acordo com o seu conhecimento.
3. Os demais serão consultados e sinalizarão com as placas se concordam ou não, e irão justificar (somente 3 ou 4) 4. Participarão da dinâmica expondo suas opiniões.
5. Tirar as dúvidas
6. Expor suas opiniões TÉCNICAS
1. Formar 02 grandes grupos para o desenvolvimento da dinâmica para explorar suas opiniões.
2. Debate
RECURSOS
1. Cartolina Verde e Vermelha
2. Palito de Espetinho ou Picolé.
AVALIAÇÃO DO MOMENTO:
- Ver os índices de participação em cada momento e da turma em geral no aprendizado do conteúdo doutrinário
======================================================
Encontro com os Pais - 2º dia – 26.02.11
FAMÍLIA –Relacionamento difícil é natural que surjam problemas.


Após a prece,
Iniciaremos nosso encontro fazendo a 1ª pergunta.
1- O Relacionamento com o companheiro que amamos e escolhemos para viver o rest
O de nossas vidas juntos e os filhos que amamos muito é fácil é sempre maravilho, ou sempre enfrentamos problemas? (aguardar as opiniões).

2- Por que os problemas surgem , eles são necessários?
O nosso lar é a principal escola, onde vivenciamos as experiências que nos fazem aprender, a encarar e vencer as dificuldades das nossas vidas. Os problemas e obstáculos que enfrentamos nos tornam mais forte, são lições necessárias para nossa evolução.
3- Para vivermos em um lar de bom relacionamento que se faz necessário?(deixar que cada uma opine e discutam o assunto)após, fazer devidos comentários sobre:
RESPEITO
LIBERDADE
DIÁLOGO
VIGILÂNCIA,
DICIPLINA,
PACIÊNCIA E TOLERÂNCIA.
Por último perguntar o que não deve faltar jamais, para uma boa base familiar.
E conversar sobre o exemplo do bem, tudo isto citado sem o exemplo nada se fundamenta.

Que o senhor nos ilumine nesse trabalho.
================================================
CIJ – AVE LUZ - PLANO DE AULA
MÓDULO ESTUDO: 01 TEMA: REENCARNAÇÃO
CICLO: 11 e 12 anos DATA: 02/04/2011 (SÁBADO) HORÁRIO: 16:00 – 17:00hs

OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA O EVANGELIZANDO

- Levar os jovens a compreenderem a reencarnação como instrumento necessário ao nosso aprendizado e como uma questão de justiça, dando a todos oportunidades iguais e a certeza de que só colhemos o que plantamos.

CONTEÚDO
Tópicos a serem abordados
* Da reencarnação (definição e objetivos);
* Justiça da reencarnação (estes, especificamente em L.E., Livro Segundo, cap. IV, itens I e II);

ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1º MOMENTO 16:00 –16:05

MÚSICA: Reencarnação (para introduzir o tema)
REENCARNAÇÃO
Composição André Pirola
Já parou pra refletir
O que você faz aqui
De onde veio pra onde vai
E se estamos aqui
Vamos todos nos unir
Pro mundo melhorar mais
Muitos mundos, muitas vidas
Muitas voltas, muitas idas
É o caminho que se faz
E se nessa não deu certo
Você pode estar certo
Deus te deu uma chance a mais
Reencarnação
Questão de justiça
Se você errou aqui
Volta pra reconstruir
Tudo que ficou pra trás
2º MOMENTO 16:05-16:15
Jogo: Olhos Vendados
Formar 2 grupos (com olhos vendados) e (auxiliares) para construção de uma casa com palitos de fósforos.
O ajudante não poderá tocar no cego (comando apenas com a voz)15 minutos.
. Solicitação ao Grupo que formem duplas e dar um pedaço de barbante para cada uma, pedindo para um dos componentes que amarre as mãos de seu parceiro nas costas. Em seguida, dar uma venda ao componente de cada dupla que não foi amarrado, pedindo que vende seus próprios olhos. Quando todos estiverem prontos, o monitor dará a cada jovem com mãos amarradas do grupo 14 palitos de fósforo. Esses jovens deverão colocar os palitos no chão e posicionar através de instruções verbais (não pode tocar, em hipótese nenhuma, o colega. Por isso estão de mãos atadas!!!), o companheiro vendado frente aos palitos. A partir do momento em que o jovem com mãos amarradas colocar os palitos no chão, não poderá mais tocá-los, somente o jovem vendado o fará sob orientações verbais do jovem amarrado.
Com os 14 palitos de fósforo, o jovem vendado deverá, somente com a ajuda verbal do amigo de mãos atadas, formar uma casa conforme o esquema abaixo, no tempo máximo de 15 minutos.
3º MOMENTO –16:15-17:00 SOCIALIZAÇÃO:
conversar sobre a música e jogo fazendo paralelo com a vida deles.
1-Quem Sou?
2-De onde venho?
3-Para onde vou?
4-Porque reencarnei?
5-Quantas vezes devo reencarnar?

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO


1º MOMENTO
MÚSICA: Interagir com a música, cantar acompanhando na folha.
2º MOMENTO
Participar do jogo obedecendo as regras estabelecidas (se desobedecer as regras terá de reiniciar a construção da casa)
3º MOMENTO
SOCIALIZAÇÃO: Conversar sobre os conhecimentos de cada e conscientizar-se de que só colhemos o que plantamos.
Responder as perguntas a respeito do tema.RENCARNAÇÃO

TÉCNICAS
Música REENCARNAÇÃO
Jogos Cooperativos

RECURSOS

- Aparelho toca cd
- Impresso Música
- 6 Vendas pretas
- Palitos de fósforo usados ou de picolé

ATIVIDADES DA "IEAL" 2011



PROGRAMAÇÃO ATIVIDADES IEAL - 1º SEMESTRE 2011
CICLO: 05 A 06 ANOS

FEVEREIRO

19 BOAS VINDAS E ELABORAR AS REGRAS
26 O QUE É O CENTRO ESPÍRITA E SUAS ATIVIDADES
MARÇO
12 FAMILIA DADIVA DIVINA (SEARADOMESTRE)
19 FAMILIA LIBERDADE E LIMITES (SEARADOMESTRE)
25 FAMILIA MODELOS DE FAMILIAS
26 ANIVERS. DO MÊS E VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - PARTICIPAÇÃO-COMPORTAMENTO ETC
ABRIL
2 DEUS
9 MOISES
16 JESUS
30 ANIVERS. DO MÊS E VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - PARTICIPAÇÃO-COMPORTAMENTO ETC
MAIO
7 LEI DE CAUSA E EFEITO
21 LEI DE CONSERVAÇÃO E DESTRUIÇÃO
27 LEI DO TRABALHO
28 ANIVERS. DO MÊS E VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - PARTICIPAÇÃO-COMPORTAMENTO ETC
JUNHO
4 BOAS MANEIRA
11 RESPEITO AO SEMELHANTE
18 DEVER
24 HONESTIDADE
25 ANIVERS. DO MÊS E VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - PARTICIPAÇÃO-COMPORTAMENTO ETC

CICLO: 07 A 08 ANOS
FEVEREIRO

19 BOAS VINDAS E ELABORAR AS REGRAS
26 O QUE É O CENTRO ESPÍRITA E SUAS ATIVIDADES
MARÇO
12 FAMILIA DADIVA DIVINA (SEARADOMESTRE)
19 FAMILIA SIGNIFICADO DOS LAÇOS F AMILIARES
25 FAMILIA LIBERDADE E LIMITES (SEARADOMESTRE)
26 ANIVERS. DO MÊS E VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - PARTICIPAÇÃO-COMPORTAMENTO ETC
ABRIL
2 DEUS
9 MOISES
16 JESUS
30 ANIVERS. DO MÊS E VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - PARTICIPAÇÃO-COMPORTAMENTO ETC
MAIO
7 LEI DE CAUSA E EFEITO
21 LEI DE CONSERVAÇÃO E DESTRUIÇÃO
27 LEI DO TRABALHO
28 ANIVERS. DO MÊS E VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - PARTICIPAÇÃO-COMPORTAMENTO ETC
JUNHO
4 BOAS MANEIRA
11 RESPEITO AO SEMELHANTE
18 DEVER
24 HONESTIDADE
25 ANIVERS. DO MÊS E VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - PARTICIPAÇÃO-COMPORTAMENTO ETC

CICLO: 09 A 10 ANOS
FEVEREIRO

19 BOAS VINDAS E ELABORAR AS REGRAS
26 O QUE É O CENTRO ESPÍRITA E SUAS ATIVIDADES
MARÇO
12 FAMILIA DADIVA DIVINA (SEARADOMESTRE)
19 FAMILIA SIGNIFICADO DOS LAÇOS F AMILIARES
25 FAMILIA LIBERDADE E LIMITES (SEARADOMESTRE)
26 ANIVERS. DO MÊS E VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - PARTICIPAÇÃO-COMPORTAMENTO ETC
ABRIL
2 DEUS
9 MOISES
16 JESUS
30 ANIVERS. DO MÊS E VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - PARTICIPAÇÃO-COMPORTAMENTO ETC
MAIO
7 LEI DE CAUSA E EFEITO
21 LEI DE CONSERVAÇÃO E DESTRUIÇÃO
27 LEI DO TRABALHO
28 ANIVERS. DO MÊS E VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - PARTICIPAÇÃO-COMPORTAMENTO ETC
JUNHO
4 BOAS MANEIRA
11 RESPEITO AO SEMELHANTE
18 DEVER
24 HONESTIDADE
25 ANIVERS. DO MÊS E VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - PARTICIPAÇÃO-COMPORTAMENTO ETC

CICLO: 11 A 12 ANOS
FEVEREIRO

19 BOAS VINDAS E ELABORAR AS REGRAS
26 O QUE É O CENTRO ESPÍRITA E SUAS ATIVIDADES
MARÇO
12 FAMILIA DADIVA DIVINA (SEARADOMESTRE)
19 FAMILIA SIGNIFICADO DOS LAÇOS FAMILIARES
25 FAMILIA LIBERDADE E LIMITES (SEARADOMESTRE)
26 ANIVERS. DO MÊS E VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - PARTICIPAÇÃO-COMPORTAMENTO ETC
ABRIL
2 DEUS
9 MOISES
16 JESUS
30 ANIVERS. DO MÊS E VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - PARTICIPAÇÃO-COMPORTAMENTO ETC
MAIO
7 LEI DE CAUSA E EFEITO
14 LEI DE CONSERVAÇÃO E DESTRUIÇÃO
27 LEI DO TRABALHO
28 ANIVERS. DO MÊS E VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - PARTICIPAÇÃO-COMPORTAMENTO ETC
JUNHO
4 BOAS MANEIRA
11 RESPEITO AO SEMELHANTE
18 DEVER
24 HONESTIDADE
25 ANIVERS. DO MÊS E VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - PARTICIPAÇÃO-COMPORTAMENTO ETC

ABERTURA IEAL 2011

A nossa abertura da IEAL Infância Espírita Ave Luz, com a criançada foi muito divertida com a presença do Palhaço ATCHIM, que nos ajudou a passar as regrinhas de comportamento da IEAL e fez muitas palhaçadas também.
Confiram a Galeria de fotos!